quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E JÁ PASSOU MAIS UM CARNAVAL!


A época das brincadeiras e das palhaçadas, pois no carnaval ninguém leva a mal, é o provérbio português que assim o diz! Até costumo brincar mas este ano, embora tenha tido tolerância de ponto, não brinquei muito.

No domingo passado ainda fiz um almoço de familia, onde andamos mascarados. Resolvi fazer uma adaptação de uma receita de bacalhau à qual chamei Bacalhau Mascarado, que se faz da seguinte forma:

Coze-se o bacalhau em água, aromatizada com vinho, louro, pimenta em grão e 2 dentes de alho depois de cozido, coa-se cerca de 3dl da água da cozedura e reserva-se. Desfia-se o bacalhau e faz-se uma mistura com batata palha, num recipiente que possa ir ao forno. Esta mistura deve ficar solta.
Num tacho leva-se ao lume, cebola picada com alho, e azeite, quando a cebola ficar mole mistura-se cenoura ralada a gosto. Quando tudo estiver cozinhado, acrescenta-se 2 colheres de sopa de farinha, acrescenta-se 3dl de leite bem como o caldo da cozedura e por fim um caldo de galinha. Quando o molho ficar pronto deita-se por cima do preparado anterior, polvilha-se com pão ralado fresco com salsa e com queijo ralado e vai ao forno a alourar.

Ficou muito bom, não sobrou nadinha, por isso não tenho foto. :)

Mas tenho foto das belas bolachinhas de chocolate que coloquei na mesa com as outras sobremesas....mas estas bolachinhas são de comer e chorar por mais. A receita original não é minha mas como sempre gosto de dar o meu toque pessoal e altero qualquer coisa. Neste caso substitui as pepitas de chocolate por chocolate em pó e o resultado foi otimo.

Além deste prato fiz também o tradicional arroz de polvo e como o polvo era muito, reservei logo uns bocados para fazer outro prato, que em breve mostrarei.

Sem comentários:

Enviar um comentário